|
SISTEMA PARA OTIMIZAR O ATENDIMENTO DE ENCOMENDAS EM FÁBRICAS PROCESSADORAS DE CASTANHA DE CAJU (INFO_009)
Autores:
Pedro F. Adeodato de Paula Pessoa
José de Souza Neto
Lucas Antonio de Sousa Leite (CNPAT/EMBRAPA)
Resumo:No processamento da castanha de caju, não é possível a obtenção de somente um tipo de amêndoa. Para cada tipo de castanha processado são obtidas conjuntamente vários tipos de amêndoas. Esta relação retarda e dificulta o atendimento de encomendas e induz a formação de estoques excessivos de matéria-prima e de produtos acabados. Como conseqüência, são altos os custos com matéria-prima, despesas operacionais e o tempo de processamento. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e testar um sistema de suporte à tomada de decisão com relação ao atendimento de encomendas, utilizando uma combinação entre otimização linear e os princípios básicos do “just-in-time”. Os resultados obtidos para 5 (cinco) encomendas hipotéticas evidenciaram que o sistema proposto poderá ser um importante instrumento no aprimoramento competitivo da indústria processadora de castanha de caju.
PDF do Artigo - 553 Kb
|
|
|